terça-feira, 24 de novembro de 2009

Entrevista: Fernando Celarino

Confira uma pequena entrevista com Fernando o capitão da equipe adulta de Vinhedo.


Nessa entrevista o atleta comenta sobre o titulo da Copa Regional e sobre o desempenho da equipe durante a temporada.


1 - A Fesb chegou à final de forma invicta apontadas por todos como favorita ao titulo você acha que esse fato pesou para equipe de Bragança?


Eu acho que pesou sim. Se eu não me engano, eles perderam apenas três jogos esse ano e, coincidentemente, foram três finais: Jogos regionais e os dois jogos da final da Liga. Pelo que eu pude perceber eles não estavam preparados para suportar a pressão de confirmar o favoritismo e mais do que isso, acho que eles vieram tão confiantes que iam ganhar o título que esqueceram que do outro lado tinha um time bem experiente e preparado para qualquer dificuldade.

2-Você acha que a vitoria vinhedense na final pode ser considera uma zebra?


Zebra não. Acho que podemos considerar que a gente se preparou de maneira mais adequada para jogar a final. É verdade que eles era favoritos para conquistar o título até pela campanha que fizeram durante o ano, mas acho que a gente se preparou melhor para a final. Uma diferença gritante entre os dois times, que mostra o nível de preparação que nós tivemos, foi o preparo físico. Foi claro o quanto nós estávamos mais "inteiros" que eles nos dois jogos. Fora a parte psicológica que foi outro ponto positivo também.

3-Agora na fase final da competição o técnico Barbisan investiu em uma mulecada muito jovem, mesmo com toda a pressão ele manteve a garota na equipe. Como você avalia o desempenho dessa garotada ?


Ninguém me tira da cabeça que foi justamente por causa dessa entrada do pessoal mais jovem é que a gente conseguiu ir tão longe. Quando a gente consegue juntar a experiência do pessoal mais velho com o vigor e com a vontade do pessoal mais novo é isso que dá. Para mim foi uma grata surpresa o jeito que o pessoal mais novo se portou dentro de quadra. Todos foram colocados numa fogueira, visto que foram convocados para jogar a partir das finais praticamente e deram conta do recado. A nossa vitória na liga passa sem dúvida nenhuma pelas mãos desse pessoal que chegou agora e já mostrando muita qualidade.

4-Você acha que essa garotada esta pronta para jogar no adulto?


Todos mostraram que são capacitados para jogar no adulto. Eu só não arriscaria a dizer "totalmente prontos" porque existem algumas coisas que só o amadurecimento é capaz de fazer. Aquela paciência para definir um ponto, uma experiência para não enfrentar um bloqueio alto, aquela "manha" de parar um pouco o jogo, a frieza de não cair em provocação. Mas são coisas que só o tempo pode trazer e não fazem dos mais jovens menos capazes por causa disso. São apenas qualidades para complementares aquelas que eles já mostraram ter durante esse ano.

5- O técnico sempre deixou bem claro que você era o capitão e o jogador de confiança dele como você se comportava com esses comentários perante a equipe?


Ser considerado um jogador de confiança e capitão da equipe é um grande elogio e uma responsabilidade maior ainda. Ser capitão da equipe significa ter o dobro de cobrança e responsabilidade em cima dos ombros em relação às outras pessoas. Você precisa jogar orientar a equipe e se manter sempre calmo sobre qualquer adversidade. Acho que essa posição de capitão tem que ser avaliada em dois momentos. Até o meio do ano, onde houve uma mudança muito grande na equipe, eu sempre tive o respeito e a confiança de todos, afinal de contas foram sete anos de convívio. Depois dessa mudança, esse processo de conquistar a confiança de todos começou novamente e houve alguns probleminhas. Mas acho que hoje, a diferença entre o que a equipe acha e o que o técnico acha está um pouco menor. rs

6-Pelo temperamento, você se considera um líder psicológico do time?


Eu sempre fui capitão de equipe, desde quando comecei a jogar. E quando o Barbisan me chamou para ser capitão da equipe a proposta era mais ou menos essa. Tentar conscientizar todos de que o nosso objetivo era único e servir como ponto de referência para equipe. Acho que o meu temperamento e o meu jeitão de conversar com todo mundo ajuda bastante nesse lado psicológico da equipe.

7-Comente sobre seu desempenho nas finais? Você ficou satisfeito com o seu rendimento?


Esse ano foi bem complicado para mim, porque eu tive alguns problemas pessoais que comprometeram bastante meu desempenho e minha confiança. Para ser bem sincero eu não gostei muito do que eu produzi. Acho que fui bem no primeiro jogo, tive a sorte de ajudar o time principalmente no final da primeira partida. Na segunda partida tentei dar minha contribuição, mas acho que ficou faltando um pouco. Se tivesse que me dar uma nota, nesses dois jogos da final, daria nota seis no máximo porque sei que eu tinha condições de ter rendido mais.

8-Quem mais o impressionou nessa grande final?


É difícil eleger uma pessoa só, mas acho que daria o destaque para o Barbisan. Ele passou por muita coisa esse ano, está chegando ao final do ano com um desgaste monstruoso e se não fosse por ele, acho que não teríamos ganho a liga, nem o terceiro lugar nos regionais e tão pouco a vaga nas finais da Taça Campinas.
Nunca é demais lembrar que foi por causa das substituições que ele fez
( com um misto de inteligência, loucura e coragem :D ) que nós ganhamos a liga. Na inversão de rede do primeiro jogo e na entrada do André no segundo.

9-Qual o momento mais difícil da equipe durante a competição?


O mês de outubro foi o pior momento eu acho. Nós passamos a competir com um time completamente diferente, perdemos seis jogadores entre desistências e contusões, o pessoal mais jovem subiu e pouco depois ainda perdemos o Cláudio também. A equipe foi reformulada por completo e existia uma chance alta das coisas não funcionarem.

10-O titulo foi muito comemorado, o que essa conquista significa pra você e para todo elenco?


"Superação" deveria ser o significado para todos por dois motivos:
a) Nós tivemos muitos problemas esse ano, foi um ano bem desgastante. Foram vários momentos de conversa para resolver os problemas.
b) Nós disputamos o título contra um excelente time que, até então, havia perdido apenas uma partida durante o ano.

11-Um dos objetivos da temporada era a conquista da Copa Regional agora que esse objetivo foi alcançado como fica as expectativas para a Taça Campinas?


Acho que as expectativas são as melhores possíveis. Disputamos uma final em alto nível e estamos prontos para encarar a semifinal e, tomara as finais da taça Campinas
também. Não dá para fugir, nós queremos o título dessa competição também e vamos brigar bastante para isso.

12-Como você avalia o atual momento da equipe ?


Acredito que a gente chegou num momento de estabilidade. O nosso entrosamento está melhor, estamos produzindo bem e com alguns pequenos ajustes, podemos nos tornar uma equipe ainda mais forte do que somos hoje.

Nenhum comentário: