segunda-feira, 8 de outubro de 2007

É campeão.



Infantil joga com determinação, passeia sobre Jundiaí e conquista a Copa Regional de Voleibol

Impecável! Assim jogou o selecionado infantil de voleibol de Vinhedo, na tarde do último domingo, dia 7, contra a equipe de Jundiaí, pela terceira e última partida da grande decisão da Copa Regional de Voleibol. Foram três sets de evidente domínio, que os atletas locais impuseram seu estilo de jogo, sufocaram o adversário e conquistaram, com inquestionável merecimento e competência, mais um importante título para o voleibol da cidade.

A equipe de Vinhedo já havia dado mostras de sua força ao terminar a primeira fase da competição na primeira colocação. Com a desgastante maratona de jogos que vem enfrentando, o time perdeu a primeira partida da decisão, jogando em Jundiaí, por 3 sets a 0, mas soube manter o equilíbrio, se recuperou na 2ª partida, vencendo por 3x1 e coroou sua destacada campanha na Copa Regional com o 'desfile' do último domingo, marcando 3 sets a 0.

O cenário da grande decisão de domingo foi perfeito. A quadra do Jardim São Matheus recebeu um grande número de entusiasmados torcedores, que vibraram cobraram e, o mais importante, incentivaram o time, cada um a seu modo. Mas a equipe de Jundiaí não esteve 'órfã' em Vinhedo: aos seus torcedores, no entanto, coube admirar a qualidade do vôlei apresentado pela seleção vinhedense, e reconhecer que o vice-campeonato ficou de bom tamanho, frente à superioridade do selecionado local.

A diferença técnica entre ambas as equipes ficou evidente logo no primeiro set, quando Vinhedo atacou com intensidade, defendeu com segurança e trabalhou a bola com consciência, marcando 25x17. Apresentando regularidade e precisão no saque, o selecionado local manteve o ritmo de predominância na partida, 'se soltou' ainda mais em quadra para marcar 25x20. Os rumos do jogo, até o momento, indicavam uma vitória soberana logo no terceiro set, mas nem assim os vinhedenses deixaram de lado a seriedade.

Consciente de seu poderio, a equipe local proporcionou um verdadeiro espetáculo na terceira etapa. Vinhedo soube respeitar o adversário sem se distanciar do voleibol de qualidade dos dois primeiros sets. Jundiaí não teve muito que fazer, diante da força da equipe adversária, e apenas foi contabilizando os pontos que, um atrás do outro, eram marcados. Ao final do terceiro set, um placar bem desigual, a exemplo do que foi todo o jogo: 25x12.

A quadra do São Matheus foi um verdadeiro 'palco', onde os atletas vinhedenses, por sua vez, deram o 'show'. No transcorrer do jogo, os personagens principais da tarde estiveram unidos em torno de um mesmo ideal: o título; e defenderam com honra, dignidade e orgulho a camisa de Vinhedo. Quando o apito da arbitragem indicou o final da partida, os jogadores se uniram ainda mais, desta vez com outro objetivo: comemorar!

Agora sim, os jogadores puderam deixar a grande responsabilidade que carregaram durante todo o torneio para, no mais aguçado estilo 'jovem', correrem, pularem, caírem e, na entrega de medalhas, cantarem os nomes dos companheiros. Depois, ainda desfilaram por Vinhedo, em carreata, valorizando ainda mais a conquista. Ainda bem que comemoraram bastante, já que os compromissos continuam: o time tem pela frente o Pré-Olímpico e a Taça Campinas.

De alma lavada
Após a conquista da Copa Regional de Voleibol, no último domingo, dia 7, com a categoria infantil, o treinador do selecionado de Vinhedo, Marcos Roberto Barbisan, voltou par casa com o corpo e a alma lavados, literalmente: na comemoração do título, os jogadores despejaram-no o garrafão de água. Ao longo do torneio, o técnico provou toda sua experiência e conhecimento de voleibol.

Grande parcela da tranqüilidade e segurança dos atletas de Vinhedo se deve ao treinador. Em momentos de dificuldade durante o jogo, ou quando o time está sofrendo pressão, todos sabem onde há a experiência para lhes orientar, cobrar e, o mais importante, incentivar. E Barbisan cumpre com maestria seu papel, indo além de treinador: é, para os jogadores, um amigo, uma referência.

Ao final da decisão, o técnico foi homenageado pelo Jornal Tribuna de Vinhedo, pelo patamar a que elevou o voleibol local. O time infantil também recebeu um troféu, oferecido pelo Tribuna à modalidade em Vinhedo. Hoje, graças à seriedade com que o esporte é praticado, o município tem se consolidado como potência no cenário regional, estando sempre no páreo por importantes conquistas.

Quando as comemorações se encerraram, no último domingo, pôde ser ouvida uma frase interessante que Barbisan disse aos seus atletas: "vamos tirar e guardas as redes aqui, para vocês não perderem o costume". Interpretando de outra forma, ficou ainda mais evidente a experiência do técnico: mesmo em momentos de comemoração e euforia, os costumes não devem ser esquecidos. Provavelmente Vinhedo não perderá também, o costume de vencer!


CAMPEÕES:
Levantadores: Marcelo, Ângelo e Rodriguinho.
Ponteiros: Marcos (capitão), Rodrigo, Vitor e André.
Meias: Thiago, Jônatas e Felipe.
Atacantes: Rafael Sesi, Rafael Vinhedo e Jackson.
Líbero: Mauro Stefanin.
Técnico: Marcos Roberto Barbisan

Nenhum comentário: